domingo, 25 de outubro de 2009

Curriculo da Cia do Sonho - Atualizado em 25-10-09

Qualificação
Sociedade civil de direito privado, de caráter artístico e sócio - cultural, sem fins lucrativos. Entidade reconhecida como de UTILIDADE PÚBLICA pela Lei Municipal de Montes Claros, de 30 de novembro de 2007, Lei nº 3833-07.

Projetos Desenvolvidos
1999 – De maneira informal, sem registro no CNPJ, a Cia do Sonho iniciou as suas atividades com o ensaio do espetáculo “A Caravana da Ilusão” de autoria de Alcione Araújo

2000 –
Março - estreou o espetáculo “A Caravana da Ilusão”.
Junho - promoveu o “Encontro das Artes” envolvendo literatura, teatro, artes visuais e música. Na área de literatura traz a Montes Claros o autor do espetáculo “A Caravana da Ilusão”, Alcione Araújo para lançamento do seu livro. Na área de música contou com a presença do Grupo Instrumental “Trem Brasil”. Nas artes plásticas contou com a participação do “Núcleo de Artes Montes Claros” fazendo sua primeira de uma série de exposições temáticas essa intitulada: máscaras/teatro. Nesse evento a Cia do Sonho reapresenta para o autor o seu espetáculo e conta com sua participação no debate promovido ao final do mesmo. No “Encontro das Artes” estabelece parceria com a Editora Record para fazer o lançamento da Coletânea de Textos Teatrais por Alcione Araújo, professor, dramaturgo e roteirista.
Julho – Participou do Circuito das Artes realizado pela TV Grande Minas.
2001 - Em parceria com o SESC - Montes Claros - MG e com a Associação do Bairro Morrinhos realizou o Projeto “Palco e Platéia” atendendo a 25 (vinte e cinco) crianças e adolescentes em situação de risco social. Esse Projeto aconteceu durante um período de um ano e meio.
2001 - 2002 - Desenvolveu em parceria com o SESC Montes Claros – MG o Projeto “Conte outra vez” levando a escolas públicas da cidade de Montes Claros atividade de Contação de Histórias.
2006 – Institui-se legalmente como Associação Cultural Companhia do Sonho – Cia do Sonho
2007-
Realiza o Projeto “Folianus Catopê” aprovado no Programa BNB Cultural 2007 em nome Solange Sarmento, Diretora Artística e Curadora da Cia do Sonho.

Março- Começa ensaiar espetáculo “Folianus Catopê de Paulo Henrique Dias Costa.
Junho - apresentou o espetáculo “Folianus Catopê” em Montes Claros-MG no aniversário de 150 anos da cidade.
Agosto – apresenta “Folianus Catopê” nas Festas de Agosto/ Festival Folclórico em Montes Claros-MG.
Setembro – apresenta “Folianus Catopê” dentro da programação do “Ação Global” em Montes Claros - MG.
Outubro - apresentou seu espetáculo “Folianus Catopê” na cidade de Bocaiúva - MG, dentro da programação do 2º Seminário Intermunicipal de Cultura: Tecendo a Rede de Cultura do Norte de Minas.
Novembro - Foi declarada como de UTILIDADE PÚBLICA Lei 3.833 de 30 de Novembro de 2007, aprovada pela Câmara de Vereadores de Montes Claros e sacionada pelo Prefeito Athos Avelino. Ainda nesse corrente mês Levou “Folianus Catopê” à cidade de Janaúba - MG.
Dezembro - participou com “Folianus Catopê” da 1ª FEART – Feira de Artes realizada na cidade de Brasília de Minas - MG. Ainda nesse mês apresentou um recorte do espetáculo na posse do Superintendente do Banco do Nordeste.
2008 –
Neste ano de 2008, a Diretora artística da Cia do Sonho, Solange Sarmento, aprovou projeto de circulação do espetáculo “Folianus Catopê” em três municípios mineiros, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Janeiro –
-Aluga um galpão a funcionar com sua sede e como espaço cultural na cidade de Montes Claros – MG.
-Apresentou “Folianus Catopê” na Festa de São José de Alto Belo, no Distrito de Alto Belo, Município de Bocaiúva – MG.
· Realiza oficina de Dança para as meninas do Projeto “Sentinela” do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais.
Maio – Participa do Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade de Montes Claros – MG.
Julho – Realiza parceira com o SESC – Montes Claros – MG e oferecem às escolas públicas de Montes Claros o espetáculo “Vila vai Quem Quer” de Autoria de Solange Sarmento, texto que fala do problema da Dengue, dentro do Projeto do SESC intitulado estação Saúde. Apresenta a “Vila Vai Quem Quer na Escola Municipal Eunice Carneiro”. Público Atingido: 400 Crianças.
Agosto –
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 700 crianças. Parceria com SESC-Montes Claros -MG.
· Apresenta “Folianus Catopê” na cidade de Porteirinha - MG.
Setembro –
· Participa do da Rede Teia – Rede de Experimentação e Investigação em Artes Cênica, patrocinado pela Usiminas, na cidade de Montes Claros - MG apresentando o espetáculo “Folianus Catopê” na Universidade Estadual de Montes Claros e na Praça da Catedral.
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” no CEMEI Nosso Senhora de Fátima, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 600 crianças.Parceria com SESC - Montes Claros -MG.
Outubro –
· Em parceria com o SESC - Montes Claros – MG oferece oficina de Teatro ao Grupo da Idade de Ouro – Terceira Idade e monta o espetáculo “O Dia Em Que O Menino Nasceu”.
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Municipal Jair de Oliveira, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 600 crianças. Parecria com o SESC - Montes Claros -MG.
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” no SEST/SENAT em Montes Claros – MG. Público Atingido: 220 crianças. Parceria com SESC - Montes Claros - MG.
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” no Orfanato – Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 200 crianças. Parceria com o SESC - Montes Claros -MG.
Novembro - Aprova projeto do “Andarilho do São Francisco” no BNB de Cultura 2009. Contemplado com o Prêmio Cena Minas 2009 na categoria manutenção.
Dezembro –
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Municipal do Narciso, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 280 crianças. Parceria com o SESC – Montes Claros - MG
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Letrinhas Mágicas, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 290 crianças. Parceria com o SESC – Montes Claros - MG
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” no CEMEI “Amiguinhos de Jesus”, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 440 crianças. Parceria com o SESC – Montes Claros - MG
2009 –
Janeiro – Inicia ensaios do espetáculo “Andarilho do São Francisco” de Amelina Chaves, sendo dirigido por Joba Costa.
Março –
· Oferece à comunidade Cursos de Artes Gratuitos pelo Prêmio Cena Minas DO Governo do Estado de Minas Gerais, sendo estes: Dança, Contação de Estórias, Flauta Doce e Artesanato com Jornal.
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Estadual Clóvis Salgado, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 240 crianças. Parceria com o SESC – Montes Claros - MG
· Apresenta a “Vila Vai Quem Quer” na Escola Municipal Zinha Prates, em Montes Claros – MG. Público Atingido: 400 crianças. Parceria com o SESC – Montes Claros - MG
Junho –
· Realiza parceria com SESC – Montes Claros – MG e oferece ao Grupo da Idade de Ouro oficina de Teatro.
· Apresenta “Folianus Catopê” na cidade de Taiobeiras – MG pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
· Realiza oficinas de Teatro, Dança e Produção Cultural na cidade de Taiobeiras – MG pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
· Apresenta “Folianus Catopê” na cidade de Brasília de Minas – MG pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Setembro – Oferece à comunidade Cursos de Artes Gratuitos pelo Prêmio Cena Minas, sendo esses: Pintura em Tecido, Musicalização, Contação de Estórias, Iniciação Teatral e Dança ( esse em parceria com o Projeto Aquarela, no Bairro Santa Rafaela) , na cidade de Montes Claros – MG.
Outubro –
· Realiza oficinas de Teatro, Dança e Produção Cultural na cidade de Brasília de Minas – MG pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
· Realiza oficinas de Teatro, Dança e Produção Cultural na cidade de Bocaiúva – MG pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Estas oficinas aconteceram dentro do I Festival de Cultura de Bocaiúva.

Nenhum comentário: